Como é lindo brincar, é importante e faz sonhar,

faz a gente mergulhar nas emoções

e criar um mundo de imaginações.

Brincar ultrapassa muitas barreiras

e como num passe de mágica, pode sempre surpreender,

a criança que brinca, aprende e faz a magia acontecer.

 

Brincar é sinônimo de alegria

e surge com um mundo de fantasia.

Não existe limite para brincar,

é como ouvir uma melodia,

que quando toca emociona, nos faz sonhar, viajar.

A brincadeira é bem semelhante,

pois leva os pequenos para lugares distantes.

 

São histórias tão lindas que surgem por lá,

a imaginação infantil só faz nos ensinar.

Mostra que a vida tem um grande valor,

que devemos sempre regá-la com respeito, paz e muito amor.

 

Você – pai, mãe, irmão, tio, prima, vovó, vovô etc. – sabia que brincar é fundamental no desenvolvimento físico, psicológico e emocional da criança?

Estou aqui para lhe contar que brincadeiras, além de divertirem, transmitem conhecimentos, amadurecem emoções, desenvolvem habilidades e também autonomia.

Quando a brincadeira é em grupo, a criança aprende a compartilhar, liderar, ajudar, respeitar e começa a perceber que o outro também tem necessidades e vontades.

A gente sabe que, às vezes, não é dado o devido valor às brincadeiras, algumas pessoas as consideram mais uma atividade para passar o tempo, deixando as crianças ocupadas por alguns instantes. Porém, muito além disso, brincar significa conectar-se com a imaginação e dar liberdade às criações, olhar para dentro e criar o extraordinário, o magnífico, é um meio de expressão.

Vivemos num mundo de pessoas ocupadas demais, sem tempo. Onde pais trabalham muito, filhos têm escola e atividades durante boa parte do dia e quando estão em casa, muitas vezes, estão em frente às telas de celulares, computadores etc. Logo, o contato entre pais e filhos acaba diminuindo e a vida em família quase não existe mais.

O que afeta no crescimento e amadurecimento da criança, que se torna adulta antes mesmo de ter vivido sua infância. Por isso é essencial brincar, conviver, promover interações em casa para que, assim, ela consiga crescer com uma base sólida e bastante forte para quando se tornar adulta, estar pronta para enfrentar este mundo frenético.

Perceba como é de extrema importância a participação dos pais na vida de seus filhos durante as brincadeiras. Não importa se é por um tempo curto, mas que seja de qualidade e constante. Não é brincar só por brincar, é mergulhar de verdade na imaginação dos pequenos e viver aquele instante com intensidade.

Ensinar a criança a brincar, mostrar que é muito legal, divertido, interessante é essencial e deve ser feito com toda atenção, amor e interação de toda a família. Com o passar do tempo será possível notar que ela vai aprendendo a brincar sozinha e a criar suas histórias sem a ajuda de outra pessoa. Vai adquirindo autonomia, independência e sentindo-se segura para esse momento. Mas essa confiança se constrói no dia a dia.

E então, você compreendeu o quanto é importante dar atenção a algo que pode ser simples, mas que é fundamental no crescimento e desenvolvimento infantil?

Estimule seu(ua) filho(a), primo(a), sobrinho(a), neto(a) a brincar, valerá muito a pena ver que ele está aprendendo e ganhando liberdade todo dia um pouquinho. Criem juntos, ensine brincadeiras antigas, rolem no chão, façam brinquedos com materiais como papel, garrafas, caixas, tintas, mas não deixe esse tempo passar ocioso.

Combinado?